segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

O poder da palavra



Em um dos nossos últimos encontros no ESPEAD fizemos um exercício interessante, o de refletirmos sobre as intervenções postadas para os alunos nos diferentes ambientes propostos pelo PEAD, bem como sua qualidade e clareza. E foi durante a realização desta atividade que percebi o poder e quão importante são nossas palavras. Realmente nossas palavras, como tutores em um ambiente de EAD, são redes que tecem relações de troca, de entendimento, são vias condutoras de mão dupla que conduzem a novas idéias e sensações. O mesmo ocorreu quando comecei a comentar os portfolios das alunas, onde me foi oferecida à oportunidade de, através de comentários, estimulá-las, motivá-las e, sobretudo, contribuir para que desenvolvessem sua capacidade de organização das atividades e de auto-aprendizagem. Fiquei surpresa com o retorno positivo dado pelos alunos. Mandaram-me e-mails onde expressavam sua satisfação e seu bem estar por estarem sendo valorizadas em sua produção.
Realmente a palavra tem um poder imensurável, com ela podemos estimulá-los, fazendo com que construam cada vez mais e melhores aprendizagens significativas, ou não, depende do ponto de vista do aluno em relação ao que escrevemos.
Portanto, a criação de vínculos de afetividade a distância é possível e importante para diminuir a ansiedade dos alunos em relação à suas aprendizagens e para criar uma maior proximidade entre os envolvidos neste processo de (des) construção, ajudando na orientação do curso como um todo.





3 comentários:

Geny disse...

Querida colega Giselda,
Concordo quando falas no poder da palavra.
Acredito que existe um poder imenso nas palavras faladas, mas poucos de nós têm consciência dele. As palavras devem ser consideradas os alicerces daquilo que; construímos na vida. Usamos palavras o tempo todo e raramente pensamos no que dizemos e como falamos. Como prestamos pouca atenção à nossa escolha de palavras, a maioria de nós fala muito com negativas. Existem leis naturais, como a da gravidade e outras da física e química, cuja maioria sou incapaz de compreender. Mesmo assim, tiro partido delas. No caso da eletricidade, por exemplo, não conheço suas leis, mas o importante é que, quando aperto o botão, a luz se acende. Existem também leis espirituais como a da causa e efeito, que diz: "Tudo aquilo que se faz volta". Há, ainda, uma lei da mente que afirma que, quando pensamos ou dizemos alguma coisa, as palavras ou sentenças saem obedecendo a uma certa lei (não sei exatamente como ela funciona, mas é uma realidade) e voltam para nós sob a forma de uma experiência.
Beijos,
Professora Geny Schwartz da Silva
Tutora Sede - Seminário Integrador IV
Pólo Gravataí
PEAD/FACED/UFRGS
29/03/08

tailynniacona disse...

Stainless Steel Silvertip, Titanium Coated, G-Duty Dioxide for the
Stainless smith titanium Steel Silvertip, Titanium microtouch titanium trim as seen on tv Coated, G-Duty Dioxide titanium teeth k9 for the titanium mens rings Stainless Steel titanium money clip Silvertip, Stainless Steel Stainless Steel for the Stainless Steel

Anônimo disse...

c319h3kenwr583 couples sexy toys,male masturbator,horse dildo,vibrators,real dolls,wholesale sex toys,male sex dolls,dildos,black dildos j943a3aqpfv376

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios