sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Desenvolvimento e Aprendizagem- Piaget

No primeiro semestre de 2008, participamos da disciplina "Projetos de Aprendizagem", mistrada pela professora Rosane Aragon, onde se fez uma avaliação das atividades realizadas sobre aprendizagem e implicações da concepção de aprendizagem na ação docente dos tutores e professores.

A idéia deste trabalho era de analisar, explicar as mudanças que ocorreram usando a própria teoria estudada, com foco no processo de equilibração (perturbação- desequilíbrio- equilíbrio majorante). Para tal, uma dica era pensar como as atividades abaixo influenciaram na desestabilização das certezas e reconstruções :

• elaboração das idéias para postagem no pbwiki (fase1),

• reelaboração dos quadros sobre aprendizagem e desenvolvimento

• leituras

• aulas expositivas dialogada (professora Rosane)

• troca de idéia com colegas, amigos

• etc...

Obs. o processo pode ser também considerado, de forma complementar, na dimensão afetiva.

Também, ainda que provisoriamente, pediu-se que se apresentasse uma síntese das idéias atuais sobre a relação aprendizagem/desenvolvimento. Para isso, considerou-se as aulas e trabalhos associados que possibilitaram uma reflexão mais focalizadas no que entendemos por desenvolvimento e aprendizagem,explorar as implicações para o trabalho de tutor com o aluno e definir estratégias cotidianas que possibilitem- facilitem a aprendizagem dos alunos.

Visite o wiki e veja o trabalho completo:






0 comentários:

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios