No primeiro semestre de 2008, participamos da disciplina "Projetos de Aprendizagem", mistrada pela professora Rosane Aragon, onde se fez uma avaliação das atividades realizadas sobre aprendizagem e implicações da concepção de aprendizagem na ação docente dos tutores e professores.
A idéia deste trabalho era de analisar, explicar as mudanças que ocorreram usando a própria teoria estudada, com foco no processo de equilibração (perturbação- desequilíbrio- equilíbrio majorante). Para tal, uma dica era pensar como as atividades abaixo influenciaram na desestabilização das certezas e reconstruções :
• elaboração das idéias para postagem no pbwiki (fase1),
• reelaboração dos quadros sobre aprendizagem e desenvolvimento
• leituras
• aulas expositivas dialogada (professora Rosane)
• troca de idéia com colegas, amigos
• etc...
Obs. o processo pode ser também considerado, de forma complementar, na dimensão afetiva.
Também, ainda que provisoriamente, pediu-se que se apresentasse uma síntese das idéias atuais sobre a relação aprendizagem/desenvolvimento. Para isso, considerou-se as aulas e trabalhos associados que possibilitaram uma reflexão mais focalizadas no que entendemos por desenvolvimento e aprendizagem,explorar as implicações para o trabalho de tutor com o aluno e definir estratégias cotidianas que possibilitem- facilitem a aprendizagem dos alunos.
• elaboração das idéias para postagem no pbwiki (fase1),
• reelaboração dos quadros sobre aprendizagem e desenvolvimento
• leituras
• aulas expositivas dialogada (professora Rosane)
• troca de idéia com colegas, amigos
• etc...
Obs. o processo pode ser também considerado, de forma complementar, na dimensão afetiva.
Também, ainda que provisoriamente, pediu-se que se apresentasse uma síntese das idéias atuais sobre a relação aprendizagem/desenvolvimento. Para isso, considerou-se as aulas e trabalhos associados que possibilitaram uma reflexão mais focalizadas no que entendemos por desenvolvimento e aprendizagem,explorar as implicações para o trabalho de tutor com o aluno e definir estratégias cotidianas que possibilitem- facilitem a aprendizagem dos alunos.
Visite o wiki e veja o trabalho completo:
0 comentários:
Postar um comentário