quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

O que significa comunidades virtuais no ponto de vista de alguns autores

Comunidade Virtual é...


Azevedo (2002): "[...] na sociologia a distinção entre comunidade e sociedade foi um fator fundamental até para o avanço das ciências sociais. Estamos agora voltando ao conceito de comunidade quando falamos de [...] comunidades virtuais de aprendizagem. [...] Comunidades virtuais de aprendizagem colaborativa funcionam na base da colaboração. A regra básica é a reciprocidade. Todos ensinam a todos, todos aprendem com todos".

Weber (1987): "Chamamos de comunidade a uma relação social na medida em que a orientação da ação social, na média ou no tipo ideal baseia-se em um sentido de solidariedade: o resultado de ligações emocionais ou tradicionais dos participantes".

Palacios (1998): “As relações são construídas através da interação mútua entre os indivíduos, em um período de tempo, tendo a permanência - entendida como espaço temporal contínuo de relacionamento - entre seus requisitos fundamentais”. Os elementos que caracterizariam a comunidade: "o sentimento de pertencimento, a territorialidade, a permanência, a ligação entre o sentimento de comunidade, caráter corporativo e emergência de um projeto comum, e a existência de formas próprias de comunicação".

Simon (2000): “quando se refere à prática de comunidades em rede, afirma que "basicamente todas as atividades na rede se desenvolvem em torno de alguma comunidade virtual".

O primeiro requisito da comunidade virtual é ser um grupo de pessoas que estabelecem, entre si, relações sociais. Essas relações "são construídas através da interação mútua" (PRIMO, 1998)entre os indivíduos, em um período de tempo, tendo a permanência - entendida como espaço temporal contínuo de relacionamento - entre seus requisitos fundamentais (PALACIOS, 1998). Alguns elementos caracterizam uma comunidade:

* o sentimento de pertencimento,

*a territorialidade,

*a permanência,

*caráter corporativo ,

*existência de formas próprias de comunicação,

*agentes de agregação,

*objetivos comuns a todos,

*relacionamento essencialmente no plano de linguagem,

*conteúdos informacionais x problematização de realidades,

*conhecimento produzido coletivamente,

*interação dialógica,

*negociação,

*normas próprias,

*sem imposições,

*reflexão,

*discussão,

*produção de pensamento,

*capacidade de expressão e de escuta,

*avaliação compartilhada ,

*reciprocidade,

*liberdade de opinião

Segundo ainda alguns autores, uma comunidade virtual é formada a partir de afinidades de interesses, de conhecimentos, de projetos mútuos e valores de troca, estabelecidos num processo de cooperação. Não são baseadas em lugares e filiações institucionais, muito menos em "obrigações", sejam elas de que tipo forem. É necessário que se tenha algum envolvimento, motivação, etc. Nas comunidades virtuais de aprendizagem, as relações on-line estão muito longe de serem frias. Elas não excluem as emoções. Entre os participantes destas comunidades se desenvolve também uma espécie de código de conduta, um conjunto de leis não escritas, que governam suas relações, principalmente com relação à pertinência das informações que circulam na comunidade. Ou seja, não é necessário impor o que "pode" e o que "não pode" em uma comunidade. Ela mesma se auto-regula, se organiza. Se não for assim, não é uma comunidade... A responsabilidade de cada envolvido no processo, a opinião pública e seu julgamento aparecem naturalmente no ciberespaço, pois, durante os processos de interação, os participantes ativos constroem e expressam competências, que são reconhecidas e valorizadas de imediato pela própria comunidade. Líderes surgem naturalmente. Papéis são assumidos claramente. Há o ‘implicante’, o 'contestador', o 'meigo', e esse papéis, TODOS, fazem parte e constituem a comunidade.

Como já dizia Piaget: "O conhecimento humano é essencialmente coletivo, e a vida social constitui um dos fatores essenciais da formação e do crescimento dos conhecimentos [...]".Referindo-se as representações coletivas que são a base do trabalho em comunidades.

Abaixo, um exemplo de comunidade virtual de aprendizagem: o PEAD. Clique na imagem.











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