sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Fazendo o fechamento...



Depois de algum tempo sem aparecer... Estou de volta!!! Estava revendo minhas atividades, organizando os materias do semestre, excluindo arquivos e imagens, enfim dando uma limpa no meu pen drive, quando abri uma pasta chamada Portfólio. Neste momento percebi que fazia algum tempo que não escrevia no meu. Neste semestre ocorreram algumas mudanças pra mim. Passei a ser tutora de sede e trabalhei no primeiro semestre com as Interdisciplinas de Ciências e Estudos Sociais e no segundo, com a Interdisciplina de Organização e Gestão da Educação. Devo confessar que no início fiquei bastante assustada, pois nós tutores de Pólo temos funções diferenciadas das tutoras de sede. Quando trabalhamos no Pólo, participamos mais efetivamente do planejamento e desenvolvimento das atividades propostas pelo professor. Somos coordenadores, mediadores, incentivadores à participação individual e coletiva. Estamos diretamente ligada às alunas. Já como tutora de Sede, não temos esta ligação tão próxima, o contato é mais virtual (MSN, chats, fóruns, comentários, e-mails...), mas mesmo distante procuramos incentivar a troca de aprendizagens, dúvidas, experiências, informações... entre alunos X professores X tutores. Em contrapartida, temos um contato mais efetivo com os professores, que além de discutir os obstáculos enfrentados neste meio e as estratégias adequadas para superar a distância geográfica e temporal existente entre professor-aluno, busca auxiliar no processo ensino/aprendizagem. Nossa função também é de facilitar e acompanhar o acesso dos alunos às temáticas e as atividades propostas pela disciplina.



Na interdisciplina de Estudos Sociais, trabalhei com a professora Simone Valdete e com a colega Patrícia Marchand, na Interdisciplina de Ciências, trabalhei com a professora Silvia Cramer e com a colega Denise Severo, já em Organização e Gestão da Educação, com a professora Elena Billig e com a colega Luciane Mota. Como escrevi, no início fiquei preocupada, mas logo e com o auxílio das colegas, comecei a me inteirar sobre o funcionamento das tarefas que teria que desempenhar, pois agora teria um contato mais próximo com alunas e professores, já que começaria a comentar os trabalhos, participaria da avaliação processual e ao final do semestre participaria da banca do Workshop. Foi um período de grande crescimento pra mim porque interagimos, socializamos experiências, construímos novas aprendizagens e conhecimentos. Temos a oportunidade de analisar e opinar dentro do plano de atividades da interdisciplina, com objetivo de facilitar o desenvolvimento das atividades, auxiliando o aluno a avançar e aprofundar os seus saberes, refletindo e melhorando cada vez mais sua prática. Acredito ser bastante importante esta troca que está ocorrendo entre as colegas de Pólo e Sede. Acho que todos nós deveríamos ter a experiência de desenvolver a função de tutoria em Pólo e Sede, assim teremos uma visão bem mais abrangente sobre a função, à prática de cada um, as construções das aprendizagens, ou seja, a real importância da tutoria no contexto da EAD! Na seqüência estarei postando também os trabalhos desenvolvidos na ESPEAD. Até...

0 comentários:

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios