terça-feira, 13 de janeiro de 2009

“A importância da ação Tutorial na Educação a Distância”: Discussão das competências necessárias ao tutor


Eloiza da Silva Gomes de Oliveira
Alessandra Cardoso Soares Dias
Aline campos da Rocha Ferreira

“Para que o diálogo seja inaugurado é necessário que o sujeito se abra para o mundo e aos outros e inaugure com seu gesto a relação dialógica em que se confirme como inquietação e curiosidade, como inconclusão em permanente movimento da História. "
(FREIRE, 1996:136)
O presente texto aponta sob a ótica de diferentes autores a importância da atuação do tutor, bem como suas competências num ensino à distância onde possibilita a auto-aprendizagem com diferentes suportes, objetivando a qualidade do ensino e da aprendizagem.
O autor Armengol aborda a importância da atuação do tutor assim como a conversação mediatizada pela sua própria ação. Apontando que em EAD existem diversas denominações para tutor (assistente, assessor, mediador, mentor...), porém todos com muitas demandas e competências, tendo assim a necessidade de criar diferentes estratégias para que alcance os objetivos em relação ao ensino-aprendizagem. Não desfaz a relação do “triângulo didático”, constituído pelo aluno, professor/tutor e objeto do conhecimento, criando assim, estratégias que propiciem a análise, problematização e a reflexão deste aprendizado.
A autora Donald Schön Pimenta, utiliza a terminologia “Intelectuais críticos e reflexivos” e alerta para a redução dos saberes docente a competências e a docência a um mero agrupamento de técnicas.
Para Maurice Tardiff, constata que o saber do professor é plural (composto por várias áreas do conhecimento), estratégico (construção de novos conhecimentos) e desvalorizado (papel na sociedade menor que a comunidade científica). Preferindo utilizar a expressão “saberes docentes” ao invés de competências.
Antônio Névoa refere-se aos “Três A”, que alicerçam a construção da identidade docente: Adesão (princípios, valores e projetos coletivos), Autonomia (de julgamentos e decisões) e Autoconsciência (reflexão sobre a própria ação). Conclui que a identidade docente não é um dado adquirido e sim, um espaço de construção de maneiras de ser e de estar na profissão.
Blandin define quatro áreas para desenvolver as competências de um docente (presencial ou não): Cultura Técnica, competência de comunicação, capacidade de trabalhar com método, capacidade de capitalizar.
Já para Belloni, o papel do professor na EAD é de ser “parceiro” no processo de construção do conhecimento, em atividades de pesquisa e na busca da “inovação pedagógica”. Apresenta as dimensões dos saberes docente:
* Pedagógica
* Tecnológica
* Didática

* Pessoal (que corresponde aos saberes experenciais de Tardiff).
Enfim, este texto destaca a importância da ação tutorial, alicerçada em uma sólida trinômia ação – reflexão – ação.
Questão:

Com o surgimento das novas tecnologias da informação e da comunicação, a educação à distância, deu um novo impulso fazendo aparecer, formas alternativas de geração e de disseminação do conhecimento. O que antes era centralizada no texto impresso, agora da lugar a fontes eletrônicas digitais de informação, oferecendo inúmeras possibilidades para a aprendizagem. Neste novo cenário, os papéis tradicionais (professor, aluno e escola) precisam ser melhor compreendidos e investigados, ou seja, precisa ter sua função, sua prática, seu papel questionado, compreendido, estudado. Assim, este processo ainda nos trás algumas questões, tais como: O que significa realmente ser tutor? O tutor ensina? Quem é reconhecido como bom tutor? Como se avalia o trabalho do tutor? Qual a importância da tutoria no contexto do curso a distância?

Referência:

OLIVEIRA,E.,DIAS, A. FERREIRA. A importância da ação tutorial na educação a distância: discussão das competências necessárias ao tutor. In: VII Congresso Iberoamericano de Informática Educativa.

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